Inovação tecnológica
De acordo com a conclusão feita pelo doutor em Engenharia de Produção, professor titular da FEA-USP, professor Associado da Escola Politécnica – USP e diretor superintendente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). A Inovação tecnológica é toda a novidade implantada pelo o setor produtivo, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. Um dos problemas da inovação tecnológica é o entendimento incorreto que as pessoas tem sobre a inovação e confundindo-as com a invenção. A inovação tem como processo, pegar as ideias e colocá-las em prática por um longo período de tempo de acordo com o estudioso da inovação Chris Freeman (1982) da University of Sussex (Reino Unido).
Referências: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392005000100002&script=sci_arttext&tlng=es
Um dos desafios gerados pela automação são os impactos sociais e ambientais. Como podem ser definidos os impactos negativos e os impactos positivos?
De acordo com as pesquisas realizadas pelos alunos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) o impacto negativo e com maior dificuldade para a automação é a eliminação da mão-de-obra primaria em nível ético-social para países em desenvolvimento, onde a poucas pessoas que estão capacitadas para operar maquinas modernas, diferente dos países desenvolvidos e onde claramente esses países em desenvolvimento possuem atividades sustentadas pela falta de automação.
A partir dessa realidade, presenciamos o Brasil com o problema social gerado pela automação, visto que não se possui uma política de tratamento do problema adequada, tratando o mesmo com métodos paliativos sem atuação na “fonte educacional” onde se encontra a raiz desta falta de desenvolvimento, acarretando desinteresse das autoridades