ülcera de pressão
As úlceras de pressão (UP) são lesões de pele provocadas pela interrupção sanguínea em uma determinada parte do corpo, decorrente de uma pressão causada por um período prolongado. (GEORGE,2006, p. 125-126.)
Para ser realizada uma assistência adequada aos pacientes com úlceras de pressão deve-se procurar conhecer as camadas da pele e o processo de cicatrização. A pele é o maior órgão que reveste e delimita nosso corpo, representa 15% do peso corporal e é composta de três camadas: epiderme, derme, hipoderme ou tecido subcutâneo.
As Úlceras por Pressão são complicações que acometem pessoas em situação de fragilidade, principalmente naquelas com restrição de mobilidade e idade avançada causando dor, sofrimento físico e psíquico, diminuição da qualidade de vida e prolonga o tempo de hospitalização. O processo natural de envelhecimento vem acompanhado de alterações fisiológicas, deixando o idoso em situação de vulnerabilidade. Alguns idosos conseguem manter autonomia para realizar o autocuidado e as atividades da vida diária, porém, outros necessitam de auxílio, pois perdem a capacidade de se cuidar e, geralmente, apresentam maior predisposição para o desenvolvimento da Úlcera por Pressão. A atuação do enfermeiro em relação à Úlcera por Pressão visa o atendimento do paciente diagnosticado, a situação, intervenções e avaliação dos cuidados e a partir de uma perspectiva humanista voltada para a qualidade de vida.
2- DESENVOLVIMENTO
A úlcera de pressão (UP) é causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período longo. Conhecida também como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando já há parte necrótica ou crosta preta na lesão.
Para os profissionais realizarem uma assistência adequada aos pacientes com Úlcera de Pressão deve-se procurar conhecer as camadas da pele e o seu processo de cicatrização. Dealey (2002)