úlcera péptica
Definições:
Úlceras gástricas e duodenais geralmente ocorrem em área de mucosa inflamada. Esta inflamação, denominada gastrite, duodenite ou bulboduodenite pode ser reconhecida durante endoscopia através de sinais de edema, vermelhidão e inchaço da mucosa.
A gastrite geralmente é classificada por critérios endoscópicos e histológicos, com predominância de granulócitos na gastrite ativa e de células mononucleares na gastrite crônica.
Uma úlcera péptica é uma falha na mucosa com um diâmetro de pelo menos 0,5cm que penetra na camada muscular da mucosa. Falhas menores são denominadas erosões.
Úlcera gástrica são localizadas principalmente ao longo da curvatura menor, em particular na zona de transição da mucosa típica do corpo para antral. Úlceras duodenais geralmente são localizadas na parede anterior ou posterior do bulbo duodenal.
Epidemiologia:
→ A incidência da doença ulcerosa péptica aumentou nos países ocidentais de maneira acentuada no final do séc. 19 e início do séc. 20 e tem diminuído nos últimos 30 anos e, atualmente, a ulceração péptica permanece uma enfermidade comum.
→ Em países ocidentais, úlceras duodenais ocorrem mais frequentemente do que úlceras gástricas. Idade predominante da úlcera duodenal: entre 20 e 50 anos. Idade predominante da úlcera gástrica: pacientes com mais de 40 anos de idade.
→Incidência de doença ulcerosa gastroduodenal é de aproximadamente 1 a 2 por 1000 habitantes por ano. 2/3 dos paciente com úlcera são homens.
→Doença mais comum em fumantes.
→Risco alto de recorrência da doença após cura inicial- mais de 50% dos pacientes tem úlcera recorrente dentro dos 12 meses de cura na ausência do tratamento.
Fisiopatologia:
Helicobacter pylori
Bacilos gram-negativos espiralados ou curvados estão presentes nas amostras de biópsias gástricas de quase todos os pacientes com úlceras duodenais e na maioria dos indivíduos com úlceras gástricas e gastrite crônica. Localiza-se na superfície ou