úlcera de sola em bovinos
Vacas holandesas logo após o parto e produzindo 50 kg de leite foram alimentadas com dietas ricas em volumosos (feno) de baixa qualidade. Neste rebanho, o produtor observou queda excessiva de produção e de condição corporal, além de demorarem excessivamente a retomarem à reprodução.
a. O que está acontecendo com estes animais? Justifique.
R. Estes animais estão com sintomas de cetose, onde apresentam balanço energético negativo nas primeiras semanas do pós-parto pois há uma desordem no metabolismo de carboidratos e gorduras, caracterizada no incremento de corpos cetônicos no sangue (GEISHAUSER et al., 1998) já que no período de amamentação o requerimento energético é maior e o consumo calórico foi reduzido. Com a quantidade de energia oferecida baixa e a ração de má qualidade, o tempo para retorno na produção de leite é lenta, pois esse processo requer alta quantidade calórica.
Vacas em condições de saúde normal, sofrem um desvio fisiológico no seu metabolismo energético e na regulação quando se aproxima do parto ocorrendo uma redução na lipogênese e na esterificação e o aumento simultâneo da atividade da lipase sensível a hormônios, portanto, utilizam suas reservas corporais para obtenção de energia (gliconeogênese) elevando a formação de corpos cetônicos.
b. Qual seria sua conduta frente a este caso? (4 linhas)
R. Neste caso, deve-se inicialmente disponibilizar glicose e ração de boa qualidade para que a demanda energética seja suprida, já que na fase de amamentação o requerimento é grande. O uso de solução glicosada (dextrose) 5% ou 50% associado ao propileno-glicol 130 mL por (VO) e insulina (IV) em doses de 0,33 UI/kg de peso vivo a cada 12h durante 2-3 dias consecutivos e dexametasona 10-20 mg/animal em dose única, resultando em uma hiperglicemia e uma hipoacetonemia.
c. Quais as formas de evitar que mais animais deste rebanho sejam acometidos pelo mesmo problema? (4 linhas)
R. Para evitar que outros animais do rebanho sejam