Doenças metabolicas em vacas
O que poderia estar acontecendo com estes animais? Justifique
Estes animais estão na fase 1 ( balanço energético negativo - BEN ) onde a necessidade nutricional é alta porém o consumo é baixo por conta do tamanho do útero que ainda está grande pressionando o rúmem. Nesta situação o animal deveria estar sendo alimentado com uma dieta de alta qualidade ( alta digestibilidade ), porém as vacas estão sendo alimentadas com alimento de baixa qualidade fazendo com que seu ECC fique abaixo da média que é 3,5. Portanto para adquirir a fonte de energia adequada o animal faz a utilização da reserva de gordura e carboidratos , porém quando esta mobilização ocorre em excesso há formação de corpos cetônicos levando o animal a um quadro de acidose.
b) Qual seria sua conduta frente a este caso?
Fluidoterapia com glicose 50% de administração rápida, e depois manutenção com fluidoterapia porém com glicose 25%. Administração de tampão de bicarbonato para ter o controle da acidose ruminal, trocar a dieta destes animais para uma volumosa de alta qaulidade, ração com alta densidade ( ricos em nutriente ) para que haja a nutrição adequada.
c) Quais as formas de evitar que mais animais deste rebanho sejam acometidos pelo mesmo problema?
As formas mais apropriadas que tem como objetivo evitar que mais animais deste rebanho sejam acometidos pelo mesmo problema são: O uso de ionóforos que favorecem o crescimento de bactérias ruminais que produzem propionato, que é um percursor de glicose ,fornecer forragem de boa qualidade e palatabilidade durante o início da lactação para estimular o apetite e fornecer concentrados energéticos nas ultimas 6 semanas de gestação.
d) Quais as conseqüências