O Casco dos Bovinos
Importância:
Tem por finalidade a sustentação e a locomoção dos animais bovinos.
As doenças mais comuns:
São várias e acometem principalmente nos bovinos estabulados, com maior concentração de animais e principalmente em épocas chuvosas. O manejo inadequado é a principal causa do aumento de ocorrências, levando a perdas na produção e quando em casos mais graves, chegando nas articulações e outras estruturas profundas do pé, levam a amputação da unha, tornando as perdas mais expressivas.
A enfermidade em si não causa a morte do animal, porém, pode ser necessário o sacrifício do mesmo por tornar-se inviável economicamente.
As principais lesões, que advém da ocorrência da infecção principal são:
Dermatites digitais e interdigitais – Esta lesão inicia-se na pele. Posteriormente, com a cronificação, invade outras áreas como a própria unha, podendo chegar na articulação. São doloridas e o animal normalmente preserva o pé afetado, mantendo-o sem apoiá-lo no solo. Claudica ao caminhar.
Flegmão Interdigital – Tem origem na pele interdigital. Há inflamação, dor intensa, espessamento da derme e o animal protege e claudica. Se não tratado, começa haver apodrecimento dos tecidos e após três dias, sente-se um odor específico e muito desagradável. Inflamação da Terceira Falange – É normalmente devido a um processo crônico de outra enfermidade, que chega aos tecidos mais profundos, causando uma claudicação mais séria, sendo mais difícil de ser tratada.
Estas três lesões são decorrentes de infecções e portanto o tratamento deve ser realizado com a limpeza do casco e adjacências, aplicação de antibióticos locais e tópicos e nos casos de inflamação, antiinflamatórios.
Laminites – São as inflamações que ocorrem abaixo do tecido córneo (entre a parte dura e a mole do casco).
Estas inflamações promovem um “descolamento” do casco, devido a um acúmulo de líquido na região, que então promove um aumento de volume, causando muita dor,