Podridão dos cascos
O foot rot, pododermatite infecciosa é uma doença caracterizada pela inflamação da pele interdigital na junção da pele com o estojo córneo, levando à destruição da matriz do casco com secreção e odores pútridos. A doença acarreta grandes prejuízos podendo reduzir o peso do animal em até 11% e a produção de lã em até 8%; alem de aumentar a predisposição a verminoses e miíases. Ocorre através da interação de três tipos de bactérias: Fusobacterium necrophorum, comum do trato gastrointestinal de bovinos, ovinos, suínos, entre outros sendo uma bactéria oportunista; Dichelobacter nodosus, parasita obrigatório dos tecidos epidermais do casco de ruminantes; e Actinomyces pyogenes, comensal das superfícies mucosas de bovinos, ovinos e suínos que causa infecções secundarias. As lesões do Foot Rot não ocorrem na ausência da bactéria Dichelobacter nodosus sendo ele o microorganismo essencial para a ocorrência da doença.
TRATAMENTO
Problemas relacionados aos cascos de bovinos estão diretamente relacionados ao desempenho do animal, podendo levar à perda de peso, queda na produção de leite e perdas econômicas.
Animais que caminham sobre superfícies irregulares e duras, que apresentam pedregulhos ou trilhas acidentadas, como nos casos de pisos duros, escorregadios, sujos, úmidos; ou, que a limpeza e controle da umidade nas suas instalações não são feitos de forma correta, estão mais propícios a desenvolverem lesões nos cascos.
Além disso, distúrbios nutricionais, como a acidose subclínica, provocada pelo alto consumo de alimento concentrados, também são responsáveis pela incidência do problema.
Outras causas são: hereditariedade (características de pés e pernas) falta de casqueamento preventivo e/ou casqueamento incorreto, e até a fase da lactação, sendo mais frequentes nos primeiros 70 dias pós-parto.
Uma alternativa usada como auxiliar no para o tratamento e destas afecções, além da prevenção feita com o casqueamento regular, é o