ômega 3
O que é o Ómega-3?
Nem todas as gorduras fazem mal à saúde e os ómega 3 são um exemplo disso. Os ómega 3 são um tipo de ácidos gordos essenciais que asseguram um desenvolvimento equilibrado e saudável. Necessários a todos os indivíduos, devem estar presentes na alimentação diária, especialmente nas crianças, que se encontram numa importante fase de desenvolvimento.
Os ácidos gordos Ómega-3 fazem parte da gordura polinsaturada, a mais saudável que se pode consumir.
Nos alimentos que consumimos tradicionalmente existem três tipos de gordura cuja designação se deve ao tipo de ácidos gordos que a constituem:
• Gordura saturada que provém sobretudo de fontes animais e inclui o queijo, a manteiga e a carne vermelha;
• Gordura monoinsaturada, que pode ser encontrada no azeite e em vegetais;
• Gordura polinsaturada, cuja principal fonte são os produtos do mar (peixe e mariscos), mas que também está presente, em menor quantidade, nas nozes e em alguns óleos vegetais, como o óleo de milho ou de girassol.
Entre os ácidos gordos polinsaturados essenciais temos o ácido alfa linolénico (ALA) do tipo Ómega-3 e o ácido linoleico (LA) do tipo Ómega-6. O corpo humano é incapaz de produzir naturalmente qualquer um deles, pelo que têm de ser obtidos a partir dos alimentos que ingerimos.
Alimentos que contêm ômega 3?
Os peixes são os grandes fornecedores dos ómegas 3, no entanto a quantidade destes ácidos gordos varia muito consoante a espécie e o modo de conservação. Nos peixes gordos como o salmão, o atum, a sardinha, o arenque, a truta, (etc) são os alimentos onde poderá encontrar os maiores valores de ómega 3. Embora em menor quantidade, também encontra ómega 3 em peixes mais magros como a pescada, o bacalhau, o peixe espada (etc);
Principais benefícios para as crianças:
Acuidade visual
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento ósseo
Diminuição do nível de gordura no sangue
Benefícios importantes para todas as idades:
Redução da