Óxidos
Definição
Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outros elementos. Os óxidos constituem um grande grupo na química pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).
Nos óxidos, o elemento mais eletronegativo deve ser o oxigênio. Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio. Estes compostos são chamados fluoretos de oxigênio.
Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos.
Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos.
Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).
Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água.
Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água.
Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si.
Exemplo: (O-O)2-.
Propriedades
Os óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, ou seja, formados pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Conheça algumas propriedades dos óxidos:
- Na indústria, os peróxidos são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos e poupa de celulose, etc. Para essas utilizações sua concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio.
- Nas construções civis é usado na preparação de argamassas: a cal viva (CaO) é misturada à água e então ocorre uma liberação de grande quantidade de calor. Veja a reação:
CaO + H2O → Ca(OH)2 + calor
- O dióxido de carbono sólido (CO2) é conhecido como gelo seco e é muito usado como efeito especial ou recurso cênico em filmes de terror e shows de