Ótimo
SERVIÇO SOCIAL
Anderson Souza Cavalcante da Costa
Projeto de Pesquisa
Feijó
2013
ANDERSON SOUSA CAVALVANTE DA COSTA
PROJETO DE PESQUISA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Estatística e Indicadores Sociais Metodologica da pesquisa Científica Processo de de Trabalho e SSOC Oficina de Formação- tecnologia da Informação].
Prof. Heleanara regina Sampaio Rodrigo Trigueiro Amanda Boza Rodrigo Zambon
Feijó
2013
COMPOSIÇÃO DO PROJETO
1. INTRODUÇÃO
Introdução:
O processo de envelhecimento causa modificações biológicas, fisiológicas, cognitivas, patológicas e socioeconômicas, o que implica em cuidados médicos, econômicos, sociais e políticos. Justificativa:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idosos são os indivíduos com idade acima de 60 anos nos países em desenvolvimento. De 1991 a 1996 houve um crescimento de 11,5% na população de idosos no Brasil, representando atualmente 10% dos habitantes do país. Houve também o aumento na expectativa de vida ao nascer, que em 1991 era de 67 anos e nos dias atuais é de 73 anos. Esse envelhecimento da população brasileira reflete melhorias da saúde pública, dos avanços tecnológicos e da medicina, da diminuição dos índices de fecundidade do país, com uma queda de 26% em 5 anos (DATASUS, 2009).
No processo de envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas, patológicas, psicológicas, sociais, nutricionais e na alimentação que estão diretamente relacionados à qualidade de vida da população idosa. De acordo com Magnoli et al (2005) a manutenção da capacidade funcional e da autonomia dos idosos são os objetivos do estudo desse processo.
Segundo Frank e Soares (2002) o processo de envelhecimento acarreta modificações corporais