otimo
INSTITUTO DE FÍSICA
Física Experimental-II
Oscilações Forçadas
Relatório apresentado ao professor Rafael Almeida Bittencourt da disciplina Física Experimental-II, da turma P22.
Alunos:
Leonardo José Coutinho de Andrade Moreira
João Arthur Souza Viana Tavares
Gabriel Lefundes
Roberto Afonso Sapucaia
Gabriel Almeida
Universidade Federal da Bahia
Salvador – 19/06/2013
Introdução:
As oscilações forçadas estudam o efeito produzido sobre um oscilador por uma força externa periódica, esta força externa supre continuamente energia ao oscilador, compensando a dissipação (H.Moysés Nussenzveig, Vol. 2, pág. 77). Quando existe uma força externa periódica atuando sobre o sistema durante todo o tempo de oscilação, ela restitui ao oscilador a energia perdida pela dissipação, mas exigirá que o sistema passe a oscilar com a sua frequência ω. O objetivo deste procedimento é determinar a curva de ressonância de um oscilador forçado e determinar o fator de amortecimento.
Procedimentos:
Utilizou-se um raio de bicicleta de tamanho L = 28 cm, o qual variámos o seu ponto de fixação a fim de diminuir o comprimento L. Utilizamos um Gerador de áudio com um Frequencímetro para variar a frequência em alguns Hertz com o intuito de relacionar a frequência com a amplitude.
*Obs.: Rafael, o nosso aparelho apresentou um problema que impossibilitou a colheita de mais dados, mostramos o problema a Flora e ao Monitor, por isso não conseguimos colher todos os dados a tempo. Espero que compreenda e tente avaliar o esforço que fizemos por um bom relatório, abraço.
Tabela: A tabela nos mostra amplitudes geradas pelo estimulo de determinadas Frequências que são geradas pelo Gerador de Áudio.
Após os procedimentos obtemos os seguintes dados: L1 = 28 cm, L2 = 26 cm, L3 = 24 cm, A1 = 2,25 cm, A2 = 2 cm, A3 = 1,65 cm, F1 = 21,40 Hz, F2 =