Órteses para queimaduras
PARA
QUEIMADURA
S
QUEIMADURA
A
queimadura é uma lesão em uma área do corpo provocada por alguma reação térmica, química ou elétrica capaz de produzir um calor excessivo que danifica os tecidos do corpo. ÓRTESES
As
órteses são aparelhos para serem usados externamente no corpo para estabilizar o membro, reduzir a dor e a deformidade, melhorar a função ou proteger a parte afetada ou lesada.
AS ÓRTESES,EM QUEIMADOS,
SÃO INDICADAS PARA:
Impedir
a formação de retração cicatricial;
Prevenir deformidades;
Manter ou ganhar amplitude de movimento;
Evitar posições viciosas;
Proteger regiões operadas.
UTILIZAÇÃO DAS
ÓRTESES
Órteses
são utilizadas como continuidade do programa de posicionamento. As órteses devem distribuir a pressão sobre uma grande superfície para evitar áreas isoladas de isquemia e de rompimento da pele.
O
tipo de órtese deverá ser simples, de maneira que seja fácil de colocar, remover e limpar. Normalmente são utilizadas à noite, quando o paciente estiver em repouso, ou por um período de vários dias após um enxerto de pele.
O
membro deve ser envolvido com uma camada de Rayon ou compressas, para proteção da pele. RAYON
Durante
a fase aguda, utilizam-se as órteses estáticas como um recurso terapêutico importante no posicionamento adequado e antideformante.
ÓRTESES PARA POSICIONAMENTO,
ESTÁTICAS.
Já
na fase crônica, a indicação de órteses estáticas visando manter a amplitude articular obtida com os exercícios. Pode-se, também nessa fase, utilizar as órteses dinâmicas, desde que as regiões envolvidas estejam isentas de feridas abertas. O objetivo com esse tipo de órtese é exercer um força de tração para estirar o tecido cicatricial e, concomitantemente, ganhar amplitude de movimento.
ÓRTESE PARA MANTER OU GANHAR
AMPLITUDE DE MOVIMENTO
RELATO DO CASO
Paciente
de 50 anos, que sofreu acidente de trabalho, resultando em queimaduras em face e cervicais. Foi proposto o uso da órtese dinâmica para