Fisioterapia dermato funcional
As queimaduras podem ser elétricas, químicas, causadas por contato direto com a chama, por escaldamento, por fricção ou exposição solar, dentre outras. Dentre as principais causas estão os acidentes domésticos, seguidos de acidentes no trabalho, tentativas de suicídio ou homicídio e, por último, acidentes de trânsito e/ou de lazer.
Todas as queimaduras mais profundas podem deixar cicatrizes mais ou menos evidentes, e em todos os graus de queimaduras há grande variedade de complicações, como alterações metabólicas, derrame articular, calcificações de partes moles, insuficiência cardíaca, respiratória, renal e hepática, amputações.
Além de lesões pulmonares por ação direta do calor e inalação de diferentes gases resultantes da combustão dos materiais presentes no local, no caso de acidentes.
A atuação do Fisioterapeuta na equipe multiprofissional é fundamental para a prevenção de sequelas e redução de tempo de permanência do paciente no hospital. O processo de reabilitação compreende várias etapas onde a meta é o restabelecimento funcional e social do paciente.
Durante este processo de recuperação, a Fisioterapia utiliza-se de vários métodos e técnicas terapêuticas, sendo as principais condutas a cinesioterapia, que faz uso do movimento e de exercícios terapêuticos, e a massoterapia, que utiliza como recurso terapêutico técnicas de massagem.
Queimaduras e graus:
As queimaduras podem ser elétricas, químicas, causadas por contato direto com a chama, por escaldamento, por fricção ou exposição solar, dentre outras.
Dentre as principais causas estão os acidentes domésticos, seguidos de acidentes no trabalho, tentativas de suicídio ou homicídio e, por último, acidentes de trânsito e/ou de lazer.
Lesão de primeiro grau
É a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada), inchada (edemaciada), e extremamente dolorida. De maneira geral as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas