Queimados
“As lesões por queimadura estão entre os maiores problemas de saúde do mundo industrial. Nos Estados Unidos, mais de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras a cada ano (4,2/10.000), com cerca de 4.500 a 5.000 mortes relacionadas. Além disso, estima-se que as lesões por queimadura sejam responsáveis por 45.000 hospitalizações por ano, com metade sendo admitida em centros especializados de tratamento de queimados e metade em outros tipos de estabelecimentos médicos. Embora esses dados relatem a extensão do problema para os serviços de saúde” (O’ Sullivan, Susan B.; Schmitz, Thomas J.; Fisioterapia Avaliação e Tratamento; 5ºedição ,Manole 2010).
A Fisioterapia em queimados permite-nos estudar a restauração máxima do movimento de um tecido celular da pele e com o objectivo de proporcionar o máximo de conforto pós-queimadura. Posto isto, organizamos o nosso trabalho seguindo estes objectivos: descrever a anatomia e a fisiologia da pele; “descrever a patologia, os sintomas e as sequelas das lesões por queimadura; explicar o tratamento a um paciente com profundidades e extensões diferentes de queimadura em relação ao atendimento médico, cirúrgico e fisioterapêutico; identificar as consequências da formação de contraturas após uma lesão por queimadura e o tratamento dessa condição; identificar as abordagens de tratamento de uma cicatriz hipertrófica; fornecer a base teórica para o tipo de cuidados com a pele necessários após a cicatrização de uma ferida de queimadura; analisar e interpretar os dados dos pacientes, formular metas previstas e resultados esperados e desenvolver um plano de atendimento para o estudo de caso apresentado. “ (O’ Sullivan, Susan B.; Schmitz, Thomas J.; Fisioterapia Avaliação e Tratamento; 5ºedição ,Manole 2010).
Anatomia e Fisiologia da pele A pele recobre toda a superfície do corpo e é o seu maior órgão (Leila Blanes-2004). Segundo Montagu (1988), a pele é um tecido com uma variedade de células