órgãos- sistemas osteoarticular e muscular
2013/2014
Saúde-10P
Modulo I – noções gerais sobre células, imunidade, tecidos e órgãos- sistemas osteoarticular e muscular
Curso Profissional de Técnico auxiliar de saúde
Professora: Maria Ferreira
Rubrica:
Classificação:
Tomei conhecimento:
Índice
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre 3 tipos de doenças. Começamos por falar sobre uma doença sistemática ou seja uma doença que não se centraliza só num determinado local espalha-se por todo o organismo e essa doença é chamada de Osteoporose, vamos também caracterizar as principais doenças reumatismais que são doenças/alterações funcionais do sistema músculo-esquelético de causa não traumática e por fim, vamos falar sobre os tumores ósseos que são um crescimento anormal de células dentro de um osso. O tumor ósseo pode ser cancerígeno (maligno) ou não cancerígeno (benigno). E temos como objectivo perceber a sua origem, as suas causas e o seu tratamento que pode ou não existir.
Estrutura e Função do Osso
O esqueleto ósseo é um tecido vivo e complexo; Dá suporte aos músculos e proteção a órgãos vitais; Armazena o cálcio, essencial para numerosas funções orgânicas, incluindo a manutenção da densidade e força dos ossos. O organismo usa o cálcio dos ossos quando não existe ingestão suficiente ou quando há necessidade adicional, como na gravidez e na lactação, por exemplo. A formação permanece mais rápida do que a reabsorção até que o pico de massa óssea (máxima densidade e força do osso) é alcançado, por volta dos 30 a 35 anos. A massa óssea é maior no homem do que na mulher e também é maior na raça negra.
Osteoporose
Distúrbio osteometabólico caracterizado por diminuição da densidade mineral óssea com deterioração da microarquitetura óssea e aumento da fragilidade esquelética e do risco de fraturas.
Osteoporose, que significa osso