fisiologia do aparelho urinário
1º ANO – 1º SEMESTRE
Fisiologia do Aparelho Urinário
Guarda 2013/2014
Guarda 2013/2014
ÍNDICE DE FIGURAS
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Com este trabalho, elaborado na escola Superior de Saúde da Guarda, pretendemos apresentar a Fisiologia do Aparelho Urinário, trabalho este proposto para a unidade curricular de Anatomofisiologia.
O que nos levou a realizar este trabalho foi o fato de não termos uma informação muito vasta sobre o tema, logo tornou-se motivador elaborar um trabalho que necessita do nosso empenho pessoal e de muita pesquisa/leitura. Apesar de só termos consultado o livro de Anatomia e Fisiologia e o Tratado de Fisiologia Médica conseguimos fazer um apanhado dos aspectos mais importantes e, que também estivesse de acordo com os temas que mais à frente vamos apresentar.
A nível do grande tema, pretendemos explorar as funções do interior dos rins, os nefrónios, que é onde todos os temas que vamos abordar se encontram.
Os objetivos que pretendemos alcançar são:
Primeiro, saber quais as funções do aparelho urinário: enumerar e explicar as principais funções realizadas pelos rins.
Segundo, saber a regulação do volume e concentração da urina: enumerando e descrevendo os mecanismos hormonais que regulam o volume e concentração da urina e definir auto regulação e explicar a influência deste mecanismo sobre a função renal.
Terceiro e último, saber o que é a clearance e limiar tubular: definindo e explicando a clearance plasmática, carga tubular e limiar tubular.
Pretendemos com este tema, clarificar mais algumas funções e regulações que constituem a fisiologia do rim e, esclarecer qualquer tipo de dúvida que possa existir quanto ao funcionamento renal e os seus constituintes.
1. FUNÇÕES DO APARELHO URINÁRIO
Os rins, tal