trabalho
1. ANATOMIA E FISIOLOGIA - CONCEITUAÇÃO
O termo Anatomia significa ciência que estuda a estrutura do corpo humano e a Fisiologia estuda o seu funcionamento, segundo Beatriz Ferreira, et al. no livro: Trauma: atendimento pré-hospitalar.
Para Nébia M. Almeida de Figueiredo e colaboradores no livro: Tratado de enfermagem, volume 1, Anatomia é (anatome = cortar em partes): ciência que estuda a estrutura e as relações entre as estruturas e Anatomia humana: estuda a estrutura humana macroscopicamente, a olho nu.
O conhecimento de anatomia é utilizado para classificar e descrever as lesões de acordo com sua localização, para prever lesões de órgãos internos baseando-se na localização externa da lesão e para aplicar corretamente técnicas de exame e de tratamento da vítima.
Fisiologia humana significa o estudo das funções do corpo e suas partes.
O conhecimento de fisiologia é importante para se entender as alterações no funcionamento normal do organismo decorrentes do trauma e as medidas que deverão ser tomadas para se tentar reverter essas alterações.
2. POSIÇÃO ANATÔMICA
O estudo da anatomia exige o conhecimento da posição em que o corpo humano é descrito. Utiliza-se a posição anatômica, aceita internacionalmente: indivíduo em posição ereta, de frente para o observador, membros superiores ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para a frente e os pés apoiados no chão (Fig. 1.0).
Figura 1.0 – Posição Anatômica
A superfície do corpo de frente para o examinador é a superfície anterior ou ventral, a superfície das costas é a posterior ou dorsal.
2.1 TERMOS ANATÔMICOS GERAIS
Inferior ou caudal: mais próximo dos pés;
Superior ou cranial: mais próximo da cabeça;
Anterior ou ventral: mais próximo do ventre;
Posterior ou dorsal: mais próximo do dorso;
Proximal: mais próximo do ponto de origem;
Distal: mais afastado do ponto de origem;
Medial: mais próximo do plano sagital mediano;
Lateral: mais afastado do plano