Óptica plena e óptica basica
Estabelecimento óptico que comercializa, fabrica e/ou beneficia lentes em geral em laboratório próprio ou mediante terceirização sob contrato com laboratório especializado e legalizado, executa montagem de óculos corretivos ou solares.
Este tipo de estabelecimento necessita, no mínimo, dos seguintes equipamentos : 1.1 - Lensometro; 1.2 - Pupilometro; 1.3 - Facetadora ( Manual ou Automática ); 1.4 - Tabela de optotipos ou projetor; 1.5 - Ferramentas de conserto em geral.
ÓPTICA PLENA
Estabelecimento óptico que comercializa, fabrica e ou beneficia lentes em geral em laboratório próprio ou mediante terceirização sob contrato com laboratório especializado e legalizado, executa montagem de óculos para compensação visual ou solares, e que oferece ainda atendimento de exame optométrico pleno, inclusive adaptação e comercialização de lentes de contato. Para isso poderá manter e dispor de todos os equipamentos necessários a esses fins, inclusive QUERATÔMETRO, BIOMICROSCÓPIO, RETINOSCÓPIO, OFTALMOSCÓPIO, TRANSILUMINADOR, CAIXA DE PRISMAS, RÉGUA DE ESQUIASCOPIA, CAIXAS DE PROVAS DE LENTES E LENTES DE CONTATO EM GERAL, FOROPTERO, ARMAÇÕES DE PROVA, AUTOREFRATORES E TODOS OS INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS AO BOM DESEMPENHO DE SUAS ATRIBUIÇÕES.
CADA CASA DE ÓPTICA DEVE MANTER UM PROFISSIONAL HABILITADO E REGISTRADO NO CONSELHO REGIONAL DE ÓPTICA E OPTOMETRIA DE SEU ESTADO. A IDENTIDADE PROFISSIONAL, RENOVADA ANUALMENTE, PODE SER SOLICITADA POR QUALQUER CIDADÃO QUE UTILIZAR OS SERVIÇOS DE ÓPTICA EM TODO O PAÍS.
Os novos estabelecimentos de óptica que desejarem abrir em qualquer ponto do território nacional deverão apresentar todos os documentos exigidos por lei além de manter em seu quadro um profissional habilitado como responsável. As ópticas que não cumprirem as formalidades não poderão ser