Transtornos alimentares
Os transtornos alimentares são desvios do comportamento alimentar que levam ao emagrecimento extremo (caquexia), obesidade entre outros problemas físicos, psíquicos e incapacitantes. Dentre os principais transtornos alimentares existentes temos a anorexia e a bulimia nervosas, que na busca desenfreada pelo corpo perfeito, muitas pessoas desenvolvem essas doenças. A anorexia e a bulimia nervosas são transtornos alimentares cujo tratamento clínico requer a intervenção de uma equipe multiprofissional da área de saúde, composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de enfermagem entre outros, que dentro de suas áreas de atuação irão prestar atendimento e fornecer orientações aos pacientes e seus familiares.
Aqui é onde surge a necessidade de elaborar um plano de cuidados e uma observação atenta aos doentes pelos profissionais não somente os de enfermagem, como de toda a equipe multidisciplinar para que, de uma forma organizada e metodológica possam atingir com maior eficácia e eficiência o seu objetivo que é o bem-estar do paciente. Para tal, é necessário conhecer a situação real do mesmo encarando-o como um ser humano na sua totalidade com os seus problemas, a sua patologia, os seus medos... e sobretudo saber como agir para que ele reencontre o equilíbrio e o bem-estar.
2 OBJETIVO GERAL
O presente trabalho teve por objetivo identificar a atuação da equipe de enfermagem na assistência prestada aos portadores de transtornos alimentares, enfatizando que a obtenção de um diagnóstico precoce favorece um melhor prognóstico e tratamento, mencionando os sinais predisponentes e os cuidados de enfermagem.
2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO
O presente estudo tem por objetivo realizar revisão de literatura sobre a anorexia e a bulimia nervosas dando-se ênfase ao papel da enfermagem no tratamento destes transtornos alimentares.
3 METODOLOGIA
A metodologia utilizada