Óleo de Lorenzo
O Óleo de Lorenzo é a designação de uma mistura de trioleína e trierucina, os triacilglicerois respectivamente, dos ácidos oleicos e erucicos. Sua mistura se resume á quatros partes de ácido oleico (C18) e uma parte de ácido erucico (C22), ambos fazem parte de uma cadeia longa de ácidos graxos (gorduras saturadas). O C18 é um óleo de oliva sem gordura ou seja purificado (Glicerol Trioleato), e o C22 é o principal componente do óleo de Colza, (gordura monossaturada, Triglicerideo). Este óleo é principalmente ministrado a crianças portadoras de Adrenoleucodistrofia (ALD).
A eficácia do óleo se dá principalmente se ministrado antes de aparecer os sintomas dessa doença
Este óleo foi criado por Augusto Odone e sua esposa Michaela Odone, eles eram pais de Lorenzo Odone em homenagem ao filho foi que se deu o nome do óleo. Lorenzo era portador de ALD e seus pais depois de muita pesquisas e estudos chegaram a formulação deste óleo.
Adrenoleucodistrofia (ALD)
A adrenoleucodistrofia é uma doença rara, congênita e degenerativa que ataca principalmente o sistema nervoso destruindo a mielena, isso ocorre pelo aumento de ácidos graxos, os C24 e o C26 ácidos de cadeia longa de gordura.
A ALD só ocorre nos homens, em geral entre os 5 e 10 anos de idade, mas o fato curioso é que só é transmitida pela mulher, é uma doença rápida se não for diagnosticada no início antes de aparecerem os sintomas, a criança vive no máximo 2 anos já que ela ataca o sistema nervoso a criança passa a ter dificuldades em ações simples do organismo como a ação de engolir.
Os sintomas da ALD são: Hiperatividade, Desorientação, Mutismo, Andar instável, Surdez e perca de postura.
A ALD foi descoberta em 1973 apenas dez anos antes de Lorenzo ser diagnosticado com ela.
Termos relacionados a Química Orgânica:
ÁCIDOS GRAXOS: São ácidos monocarboxilicos de cadeia normal que apresentam o grupo carboxila (-COOH), ligado a uma longa cadeia alquílica, saturada ou