Óleo de lorenzo
A cegueira para cores ou também conhecida como acromatopsia é um estado patológico da visão. Trata-se de um transtorno da visão da cor congénito autossómico recessivo. O paciente é incapaz de perceber a cor e tem dificuldade, num cenário de elevada luz, em ter uma acuidade visual aceitável.
O paciente atingido por acromatopsia não revela capacidades de distinguir as cores, em razão de escassez de cones na retina, sendo extremamente sensível à luminosidade. Existe dois grupos principais de acromatopsia, a adquirida e a congênita: A) Acromatopsia adquirida
É causada principalmente por dano ao tálamo e mesencéfalo ou ao córtex cerebral.
A acromatopsia talâmica é mais frequentemente causado por crescimento tumoral, uma vez que o tálamo é bem protegido contra danos externos.
A acromatopsia cerebral é mais frequentemente causada por trauma físico, hemorragia ou o crescimento do tecido do tumor. B) Acromatopsia congênita
As causas conhecidas são devido ao mau funcionamento da fototransdução retinal resultando na incapacidade das células cone para responder corretamente a entrada de luz por hiperpolarização. As causas genéticas conhecidas disso são as mutações nos canais iônicos dos nucleotídeos cíclicos das células cone.
11 – Onde se localiza a área gustativa?
12 – Qual a localização da área tátil no córtex? Quais foram os receptores estimulados?
A área tátil no córtex está localizada no córtex sensorial primário. Os receptores relacionados ao tato são: corpúsculo de Ruffini é responsável por captar sensações do calor, corpúsculo de Krause é responsável por captar sensações de frio e corpúsculo de Meissner é responsável pelas sensações que experimentamos rapidamente por meio do toque.
13 – Nas vias gustativas como funciona o mecanismo dos receptores estimulados? Qual a localização na língua destes