O citoplasma
A membrana celular é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular e o meio extracelular (que pode ser a matriz dos diversos tecidos). As membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na forma de oligossacarídeos.
CITOPLASMA
O citoplasma é a região compreendida entre a menbrana plasmática e o núcleo. Ele apresenta uma série de estruturas em seu interior, chamadas de organelas citoplasmáticas. O citoplasma é preenchido por um líquido denomindo citoplasma fundamental, conhecido também como matriz citoplasmática, citosol ou ainda hialoplasma. O hialoplasma contém água, proteínas, íons, aminoácidos e outras substâncias. Mas sua parte proteica pode sofrer modificações reversíveis em sua estrutura, aumentando ou diminuindo sua viscosidade, alterando de gel (mais denso) para sol (mais fluido) ou vice-versa. Dentro do hialoplasma estão os organóides e os grânulos de depósito de substâncias diversas, como glicogênio ou gorduras, eles possuem funções específicas, e alguns são revestidos por membranas. Todos os organismos unicelulares ou pluricelulares tem a capacidade de se reproduzirem para a manutenção da espécie. Com o citoplasma ocorre a citocinese, que é a sua divisão.
Diferenças entre o citoplasma animal e vegetal
Todas as células possuem citoplasma, células de diferentes grupos biológicos podem divergir substancialmente nas características dos seus citoplasmas. nas células animais, o citoplasma ocupa cerca de metade do volume da célula, enquanto em células vegetais ele ocupa menos espaço devido à presença de vacúolos.
Lisossomos
Estrutura: pequenas vesículas com enzimas digestivas.
Função: digerir substâncias que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose, além de digerir estruturas celulares desgastadas