Óleo de fritura usado como solução para problemas ambientais
O uso irracional dos recursos naturais e a falta de conscientização sobre o descarte Correto de resíduos poluentes, fez com que os problemas ambientais se agravassem mais no decorrer dos anos. Como forma de tentar reverter esse quadro muita empresa vem investindo no reaproveitamento do óleo de fritura, pois o resíduo que habitualmente é descartado nas redes de esgotos domésticas causa sérios danos à natureza e transtornos para o tratamento das águas. Todo o óleo que é coletado, após a retirada das impurezas, passa pelo processo de transesterificação, que dará origem ao biocombustível. Esta é uma forma de reutilizar o óleo usado, dando a ele um destino que cause menos impactos ao meio ambiente, por ser de fonte limpa e renovável, além de gerar novas fontes de renda. E assim equilibrando uma melhoria de vida para a população.
Tipos de óleos vegetais que podem está nesse ciclo de reaproveitamento são:
Óleo de Soja: extraído da semente de soja, utilizado não só como fonte de alimento, mas também, vem se destacando na produção de biodiesel. A soja é a oleaginosa mais cultivada no Brasil que ocupa a 2º posição do ranking mundial da produção, perdendo apenas para os Estados Unidos (IBGE, 2008).
Óleo de Milho: no Brasil o milho é o cereal mais cultivado depois da soja, originou-se nas Américas e logo foi difundido na Europa, Ásia e África. É extraído do germe de milho e considerado um óleo bastante saudável por dificultar a formação de gordura no sangue, sendo considerado um produto nobre para fins alimentícios IBGE (2008).
Óleo de Girassol: um dos poucos vegetais que podem ser cultivados em clima frio, o girassol é uma planta de origem americana que foi utilizada como alimento pelos índios (ANVISA, 2007, Weiss, 1970 apud Gambarra, Francisco Fernandes, 2008). A produção no território brasileiro é pouco expressiva, mas o Brasil tem importado esse grão da Argentina.
Óleo de Canola: extraído de uma