Prática pedagógica
Curso de Licenciatura em Pedagogia – GAMA I
“PRÁTICA PEDAGÓGICA”
Para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade em torno da linguagem escrita, é necessário que, nas propostas pedagógicas das instituições, a materialidade desse contexto seja objeto de discussão e planejamento dos professores desenvolvendo a organização do espaço e de formas de utilização dos recursos físicos pelas crianças.
Dessa maneira, se considerarmos no trabalho com a linguagem escrita à importância dos aspectos ligados ao letramento e à aquisição da escrita como sistema de representação, temos que criar um ambiente alfabetizador. Uma das formas de propiciar esse ambiente alfabetizador é por meio da criação, na instituição e na sala de aula, de espaços onde elas possam interagir individual ou coletivamente com a leitura e a escrita. Por exemplo, organizar um espaço onde devem ficar os diferentes livros e revistas de uso das crianças que, dependendo das condições, pode ser uma biblioteca de uso de toda a instituição, uma biblioteca de sala ou mesmo um cantinho para a guarda dos livros. O importante é que a criança tenha fácil acesso a esses materiais.
Os diferentes espaços da escola podem também ser pensados para o desenvolvimento de ações relacionadas a essa aprendizagem. O jardim, o pátio coberto, a área externa podem ser utilizados para momentos de leitura, assim como o refeitório, a horta e as paredes da escola, com seus cartazes e indicativos.
Entretanto em Visita ao Colégio Santa Maria, foi observado a utilização de materiais didáticos no processo de aquisição da leitura e da escrita. A turma visitada foi da professora Sana Mayana, Pedagoga formada a 11 anos, a turma observada era de 1º ano. A sala possuía poucos recursos visuais, nenhuma que fosse facilitadora no processo de aquisição da leitura e escrita, A matéria que Sana lecionava era matemática, as crianças estavam despeças, pois a professora usava como material