Óleo de fritura, Coleta seletiva, Reciclagem.
O consumo de alimentos fritos tem aumentado nos últimos anos, pois as pessoas
Dispõe de menos tempo para preparar seus alimentos e o processo de fritura é uma alternativa rápida. Com isso, tem gerado grande quantidade de óleos residuais de fritura. Este trabalho tem como objetivo, demonstrar a viabilidade sócio-ambiental e econômica, da coleta seletiva de óleos residuais de fritura para a reciclagem.
Também demonstra os prejuízos que o seu descarte incorreto provoca ao meio ambiente. Para este estudo, foram estabelecidos instrumentos de pesquisa como livros, jornais, artigos e internet. O óleo vegetal usado em frituras está entre os resíduos que ainda não possuem um método bem definido de descarte, coleta, tratamento e disposição final. Na caracterização dos resíduos sólidos urbanos é quantificado e qualificado individualmente. Por apresentar graves riscos à saúde pública e à integridade do meio ambiente e ser passível de métodos simples de reciclagem, a abordagem deste trabalho propõe que o óleo vegetal usado em frituras seja classificado como resíduo reciclável e estabelece método e diretrizes para seu descarte, coleta, tratamento e disposição sanitária e ambientalmente adequados. A coleta seletiva além de transformar o óleo/gordura residual em matéria-prima para aproveitamento industrial irá contribuir para a economia dos recursos naturais e a minimização de impactos ambientais.
Palavras-chave: Óleo de fritura, Coleta seletiva, Reciclagem.
1
ABSTRACT
The absorption of fried food has been increased at last year‟s because people have less time to prepare its own food and the fry process is a quick alternative. This fact created a big amount of oil remnant in the world. The purpose of this study is to show the socioenvironmental and economic feasibleness of the selective collect for oil remnant recycling. It also shows the damage of its wrong rejects to the environment. This research project was consisted on books,