Índices Econômicos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DCC
Índices Econômicos e sua interferência nas organizações
O trabalho foi elaborado como complemento da matéria de Controladoria I, ministrada pelo professor Gutembergue Leal e elaborado pelos alunos Edson José, José Rodrigues, Moisés de Sousa e Musa Melline.
1. Índices Econômicos
1.1 Carga Tributária
O conceito de carga tributária é equivalente à arrecadação dos tributos co-letados no país em proporção ao PIB (produto interno bruto). Ou seja, dividindo-se tudo aquilo que o governo arrecada a título de impostos e contribuições pelo valor nominal do PIB em determinado período chega-se a uma medida da parcela da renda nacional que é apropriada pelo setor público através da cobrança de tributos. O significado de um aumento de carga tributária (quando dois períodos distintos são comparados) é, portanto, de que a razão arrecadação tributária/PIB se elevou.
Aumento: O aumento na carga tributária faz com que, se o produtor quiser manter os preços, diminua seu lucro, ou se ele quiser manter o lucro, aumente os preços, fazendo com que, neste último caso, aconteça uma redução na sua recei-ta.
Diminuição: A diminuição da carga tributária faz com que aumento o lucro e possibilita que a empresa realize mais investimentos na área, podendo oferecer produtos ou serviços mais baratos para a população, conseqüentemente aumenta as vendas e as receitas para o estabelecimento.
1.2 Commodities
Aumento: O aumento do Commodities, que é uma forma de investimento basicamente especulativo, pode se refletir indiretamente sobre o mercado/nosso negócio, pois, por exemplo, se tratarmos de uma commodity específica, o Petróleo, o aumento no preço do barril se refletiria de forma indireta nos preços de nossas matérias-primas, seria percebido também no produto acabado, pois a empresa estaria incorrendo em um