avan
As palavras liberdade e liberdade significava para os representantes mais eminentes da humanidade um dos bens mais preciosos e desejável. Hoje está na moda a zombar deles. Eles são , alardeia o sábio moderno , noções " escorregadia" e preconceitos "burgueses" .
Liberdade e liberdade não são para ser encontrados na natureza. Na natureza não há nenhum fenômeno em que estes termos poderiam ser significativamente aplicada. O que quer que o homem não , ele nunca pode libertar-se das restrições que a natureza lhe impõe . Se ele quer ter sucesso na ação , ele deve submeter incondicionalmente às leis da natureza.
Liberdade e liberdade sempre se referem às relações inter-humanas . Um homem é livre na medida em que ele pode viver e seguir em frente , sem ficar à mercê de decisões arbitrárias por parte de outras pessoas. No quadro da sociedade depende de todos os seus concidadãos . Homem social não pode tornar-se independente sem abandonar todas as vantagens da cooperação social.
O fenômeno social fundamental é a divisão do trabalho e sua contrapartida - a cooperação humana.
A experiência ensina ao homem que a ação cooperativa é mais eficiente e produtivo do que a ação isolada de indivíduos auto- suficientes . As condições naturais que determinam a vida do homem e esforço são tais que a divisão do trabalho aumenta a produção por unidade de trabalho despendido . Esses fatos naturais são:
1.O desigualdade inata dos homens no que diz respeito à sua capacidade de realizar vários tipos de trabalho, e
2.A distribuição desigual da natureza - dadas , as oportunidades não-humanos de produção na superfície da terra. Pode-se também considerar esses dois fatos como um mesmo fato , ou seja, a multiplicidade da natureza que faz com que o universo de um complexo de variedades infinitas .
A desigualdade inata
A divisão do trabalho é o resultado da reação consciente do homem à multiplicidade de condições naturais. Por outro lado, é em si um