eventos
Turma do 1º Semestre
OSASCO
2013
Sumário
Introdução4
1ª Etapa: Planejamento4
O Evento5
A escolha do Homenageado5
Data, hora e local de realização6
Convidados 6
Convite 7
2ª etapa: Organizar 10
Roteiro10
Check-list10
Apoio11
Outros 11
Proposta orçamentária 11
Detalhes do Cerimonial12
Mesa de Honra 12
Posição das Bandeiras 12
Jantar 12
Empresa responsável pela organização13
Fontes pesquisadas 14
Anexos 15
Introdução
Sabemos da importância de planejar e organizar um evento para que seja garantido o seu sucesso. O propósito dos eventos formais é oficializar para a sociedade um acontecimento, neste caso, a entrega do título de Cidadão Honorário do Município de Osasco ao Presidente da Viação Osasco, o Sr. Antônio dos Santos Pereira.
Nos eventos formais, seguir a risca o protocolo e o cerimonial adequado é imprescindível e obrigatório. Cada tipo de cerimônia possui protocolo e cerimonial próprios, cabendo aos organizadores do evento praticá-los de acordo com a solenidade.
Apesar de intrinsecamente ligados, protocolo e cerimonial possuem conceitos próprios:
Enquanto protocolo é o conjunto de regras que devem ser seguidas num cerimonial, tem como objetivo determinar a ordem dos acontecimentos oficiais (local à mesa, quem fará a abertura, quem será o orador, etc.) e é baseado nas normas de Cerimonial Público e Ordem Geral de Precedência, publicadas no Decreto Federal n.º 70.274, de 9 de março de 1972; é denominado cerimonial, por sua vez, é a execução das leis e normas estabelecidas no protocolo.
Para por em prática o protocolo e o cerimonial adequados a um evento oficial é necessário valer-se da visão geral administrativa para cerimoniais.
Segundo Paulo Regis Salgado:
“A visão administrativa do cerimonial contempla a ideia do processo de ordenação, estruturação e integração de recursos e órgãos, com suas respectivas incumbências, que deve orientar qualquer empreendimento humano para atingir objetivos