Indices econômicos
1. IPC ( Índice de Preços ao Consumidor) - Significado
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com o nível de 1 e 33 salários mínimos mensais. É utilizado também para a avaliação do poder de compra do consumidor. Foi utilizado pela primeira vez em 1989. É atualizado em múltiplas datas: mensal, trimestral, quadrissemanal e diária. Essa atualização depende do conjunto de índices especiais.
Além disso, nesse conjunto de índices especiais, há também o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) e o Índice de Preços ao Consumidor Classe 1 (IPC-C1). O primeiro mede a variação de preços de bens e serviços destinados às famílias compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, enquanto o segundo é um indicador mensal que mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços para famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos mensais.
2.1 Como é calculado?
Sua pesquisa cobre sete das principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.
O cálculo do IPC é realizado com base nas despesas de consumo obtidas através da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada no biênio (2002/2003) pelo IBRE/FGV
Com base na POF construiu-se a composição final das versões do Índice de Preços ao Consumidor. Os bens e serviços que integram a amostra foram classificados em sete grupos ou classes de despesa, 25 subgrupos, 87 itens e 456 subitens.
As sete classes de despesa são: Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, Leitura e Recreação, Transportes e Despesas Diversas.
2.2 Quais os valores dos últimos 12 meses?
Índice do mês de Fev/2013: 0,22%
2. IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) - Significado
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é produzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro