Índice de pesquisa icjbrasil 2012
O presente trabalho aborda a atuação do ICJBrasil no Sistema Judiciá-rio Brasileiro através de relatório apresentado no 2º e 3º trimestre de 2012. Ele des-taca o desenvolvimento das atividades judiciaria, usando a metodologia de pesquisa feitas por meio de sondagens a população, e por números publicados anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, disponibilizada em sua página na internet.
Na pesquisa foi utilizado o subíndice de comportamento que analisa qual a chance dos entrevistados procurar o Judiciário para solucionar o conflito, e o suíndice de percepção que mostra opinião pública sobre o Judiciário no que diz res-peito à confiança, a rapidez na solução dos conflitos, aos custos do acesso, a facili-dade no acesso, a independência política, a honestidade, a capacidade para soluci-onar os conflitos levados a sua apreciação.
A partir do relatório apresentado pelo CNJBrasil 2012, elaborado pela FGV, entende- se que o judiciário é o detentor das soluções de conflitos existentes na sociedade, ou seja, ele tem o poder, a legitimidade para resolver os problemas.
Abrangendo o campo empresarial, econômico entre outros, dependendo da necessidade que leva o cidadão a buscar o judiciário. Diante disso, discute-se a eficiência, capacidade de resposta, imparcialidade, honestidade e acesso. Com intuito de saber se realmente o cidadão tem acesso fácil e rápido ao judiciário.
No Brasil a legitimidade do poder judiciário vem sendo discutido desde a década de 1980, data esta que intensificou a demanda de processos. O Conselho Nacional de Justiça foi criado em 2005 a partir dai vem colaborando com avanços na justiça, de forma que trabalhando na produção e publicação de dados sobre o Judiciário brasileiro. O intenção da do ICJBrasil é mostrar a sociedade a legitimidade do judiciário e o desenvolvimento do país em relação a este, tentando buscar a confiança do cidadão no que diz respeito ao judiciário.