Artigo - cultura de violeiros
RESUMO
Neste presente Artigo fizemos um pequeno estudo sobre uma das expressões da cultura popularnordestina que é o Repente, especificamente na cidade de Iguatu, Estado do Ceará. O Repente, que também é conhecido como desafio é uma tradição folclórica brasileira que caracteriza-se pela arte de improvisação rápida, ou seja, “de repente”. O Repentista é o artista que compõem e canta esses versos acompanhados de instrumentos musicais ou não. Essa cultura de uns tempos para cá vem sofrendo algumas transformações, mas ainda resiste à cultura de massa.
Palavras-Chave: Repente, Cultura popular, Improvisação
INTRODUÇÃO
Possivelmente muitos de nós algum dia já tentou improvisar alguma música utilizando uma rima e sentiu que algumas palavras não cabiam no ritmo, oumesmo quem nunca sentiu dificuldades de organizar as idéias para falar ou escrever sobre algo? Imaginemos então que existem artistas que convivem profissionalmente com tais dificuldades. Esses profissionais são conhecidos como Cantadores de Viola, Violeiros ou Repentistas.
A cultura populardo Repente, predominante no Nordeste brasileiro, teve sua origem na Península Ibérica, com os trovadores medievais. Recebe esse nome, “Repente”, por ser uma mescla entre poesia e música onde predomina o improviso – a criação de versos “ de repente”, onde os mesmos devem ter uma agilidade mental em criar os seus versos, que muitas vezes são criados apenas depois que sobem ao palco, já de frente com a plateia.
Foi a partir do século XV e início do século XVI que surgiram as primeiras cantigas de Repente na Europa, por meio dos cancioneiros. No seu início suas poesias se caracterizavam como cantigas de amigo, de amor, de escarnio e de maldizer. As cantigas de amor, por exemplo, abordavam temas amorosos no qual os trovadores se declaravam as suas amadas, já as cantigas de escárnio e maldizer faziam sátiras e criticavam os costumes da época.
No Brasil a