Artigo Sociologia Rural
André Luiz Tondato
Mariana Domingues
Trabalho final da disciplina Sociologia Rural, do curso de Ciências Sociais, ministrado pela Professora Doutora Célia A. F. Tolentino.
Marília- SP
2014
RESUMO O presente artigo objetiva analisar, através de filmes como “Tapete Vermelho” e “Cine Tapuia”, como é representado o caipira e sua fé pela cinematografia. Onde a religião predominante é o Catolicismo popular do Brasil que difere do Catolicismo oficial. E de como essa religiosidade é viva em seu dia- a- dia, e alimenta suas crenças e superstições.
Palavras chaves: 1. filmes, 2. caipira, 3. religião, 4. Catolicismo popular, 5. crenças.
ABSTRACT
This article aims to analyze, through films such as "Red Carpet" and "Cine Tapuia" as the hillbilly and his faith for cinematography is represented. Where the predominant religion is Catholicism popular in Brazil that differs from official Catholicism. And how that religion is alive in your day-to-day, and feeds their beliefs and superstitions.
Keywords: 1. movies. 2. hick, 3. religion, 4. popular Catholicism, 5. beliefs.
Este trabalho visa analisar, a forte representação religiosa no meio rural, que é retratada no cinema brasileiro. Muitos filmes que falam sobre o caipira, tendem a mostra muito de sua cultura, crenças, tradições e superstições, exemplos são filmes como “Tapete Vermelho” e “Cine Tapuia”, em nenhum dos dois o foco é a religiosidade, mas a fé dos personagens acaba se tornando forte, pois o caipira interiorano a vive em seu dia a dia. A representação do caipira no cinema é normalmente cômica, os personagens são apresentados como atrasados e inocentes, sendo passíveis assim, de serem passados facilmente para trás, por malandros da cidade.
Durante a história do filme “Tapete vermelho”, é muito mostrado a cultura popular, retratando a vida das pessoas que moram no interior, através de sua crença, hábitos, manifestações de religião em todos os