Artigo Formatado E Pronto Ana
Alice Dutra
Ana Carolina Marinho
Carlos Eduardo Xavier
Daniel Rouveda
Larissa Quevedo França
Marcelo A. Moreira
RESUMO: Este artigo apresenta concepções sobre questões do cotidiano vivenciadas em diferentes estados brasileiros, sobre o papel dos policiais na sociedade, bem como as características que a violência gera nas pessoas e nos policiais.
PALAVRAS-CHAVE: Sociedade, poder de polícia, criminalidade, segurança e extermínio. INTRODUÇÃO O presente documento pretende ressaltar reflexões sobre questões do poder de polícia. Sendo assim existem vários fatos geradores que levam muitos pontos a serem questionados e interpretados no nosso ordenamento jurídico. Em alguns estado brasileiros, o poder da polícia cumpre a sua função social, ou seja, manter a ordem pública, combater o crime e dar a própria vida se preciso. O que acontece é que além do aumento descontrolado da criminalidade, o trabalho do policial é constantemente desvalorizado
O que devemos apontar então são as dificuldades encontradas tanto pela polícia para controlar a criminalidade, quanto pela sociedade em se defender da violência, geradas por bandidos versos policiais. Então uma pergunta vem a nossa mente: Será que se combate crime com crime, violência com violência?
Nesse cenário adverso, é possível agir em outra direção. A gravidade da situação trás alguns pontos que devem ser questionados. Até que ponto a polícia consegue intimidar a criminalidade? È por isso que em alguns estados brasileiros a verdadeira função policial é atingida sem demais problemas. Já em outros como, por exemplo, o Rio de Janeiro, onde os índices de criminalidade são altíssimos a “conversa” com os bandidos é diferente.
Existem grupos caracterizados como de extermínio, onde para se combater a criminalidade utiliza-se de meios cruéis, meios ilícitos e até a morte, caracterizando as execuções. Talvez essa forma de crime combatido com crime , intimide os bandidos