Índice de evasão escolar
LEANDRO BRAZ B. DOS SANTOS
ÍNDICE DE EVASÃO ESCOLAR
JOAÇABA, JUNHO DE 2012.
LEANDRO BRAZ BATISTA DOS SANTOS
ÍNDICE DE EVASÃO ESCOLAR
Projeto de pesquisa desenvolvido para disciplina de Prática e Investigação Educativa IV, do Curso de Licenciatura em Informática, da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Joaçaba. Sob orientação da Professora Salete Wagner.
JOAÇABA, JUNHO DE 2012.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4 1.2. JUSTIFICATIVA 6 1.3. OBJETIVOS 7 1.3.1 OBJETIVO GERAL 7 1.3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7 2. FATORES DA EVASÃO ESCOLAR 7 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11 4. BIBLIOGRAFIA 18
INTRODUÇÃO
Evasão escolar caracteriza-se quando o educando deixa de frequentar a escola fica caracterizado assim o abandono escolar, que por sinal é historicamente um dos problemas que faz parte dos debates e análises sobre a educação pública ao longo dos tempos.
Vários são os fatores podem ocasionar a evasão escolar. Dentre eles podemos elencar o ensino mal aplicado por meio de metodologias inadequadas ou ultrapssadas, professores mal preparados ou mal qualificados, problemas sociais, descaso por parte do governo, dentre outros. O debate sobre a origem do problema varia de acordo com a ótica dos debatedores. Podendo partir tanto do papel da família quanto do Estado e da escola em relação à vida escolar da criança, ou também dos detentores do poder aquisitivo, de cunho religioso ou da outra espécie.
De acordo com os discentes, o resultado do que a falta do ensino e de oportunidade faz com alguns individuos pode ser visto pela pobreza assim como pelo aumento da violência, problemas que também estão relacionados diretamente à educação.
A educação, segundo estabelece a Constituição (arts. 205 e 227), é um direito público subjetivo que deve ser assegurada a todos, por meio de ações desenvolvidas pelo Estado e pela família, com a colaboração da sociedade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação -