Ética
As instituições sociais e políticas têm uma história. É impossível não se reconhecer o seu desenvolvimento e o seu progresso em muitos aspectos, pelo menos do ponto de vista formal. A escravidão era legal no Brasil até 120 anos atrás. As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar apenas há 60 anos e os analfabetos apenas há 12 anos. Chamamos isso de ampliação de cidadania. Mas há direitos formais (civis, políticos e sociais) que nem sempre se realizam como direitos reais. A cidadania nem sempre é uma realidade efetiva, nem para todos. A efetivação da cidadania e a consciência coletiva dessa condição são indicadores do desenvolvimento moral e ético de uma sociedade. Para a ética não basta que exista em elenco de princípios fundamentais e direitos definidos nas Constituições. O desafio ético para uma nação é o de universalizar os direitos reais, permitindo a todos a cidadania plena, cotidiana e ativa. REFLEXÃO:
1) CITE ALGUNS DOS FATORES QUE CONTRIBUIRAM PARA A AMPLIAÇÃO DA CIDADANIA? (NO MÍNIMO 2)
2)EXPLIQUE A FRASE: “HÁ DIREITOS FORMAIS (CIVIS, POLITICOS E SOCIAIS) QUE NEM SEMPRE SE REALIZAM COMO DIREITOS REAIS”. DÊ PELO MENOS 1 (UM) EXEMPLO.
3) QUAL É O DESAFIO ÉTICO PARA O EXERCÍCIO EFETIVO DA CIDADANIA?
4) QUAL É A RESPONSABILIDADE DE CADA CIDADÃO, PARA CONTRIBUIR ESTE DESAFIO ÉTICO?
ÉTICA E CIDADANIA
As instituições sociais e políticas têm uma história. É impossível não se reconhecer o seu desenvolvimento e o seu progresso em muitos aspectos, pelo menos do ponto de vista formal. A escravidão era legal no Brasil até 120 anos atrás. As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar apenas há 60 anos e os analfabetos apenas há 12 anos. Chamamos isso de ampliação de cidadania. Mas há direitos formais (civis, políticos e sociais) que nem sempre se realizam como direitos reais. A cidadania nem sempre é uma realidade efetiva, nem para todos. A efetivação da cidadania e a