ÉTICA
A palavra ética, por sua vez, vem do grego ethiros, “modo de ser”, “comportamento”. Portanto, etimologicamente os dois termos querem dizer quase a mesma coisa.
Pode ser o estudo das ações ou a ser a própria realização de um comportamento, separar os problemas teóricos da ética, em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais ( como liberdade, consciência,bem , valor, lei e outros); e no segundo , os problemas específicos, de aplicação concreta ,como os problemas de ética sexual,profissional,política , matrimonial e de bioética . No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados, está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, é o processo consciente que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal. É a predisposição habitual, motivada pela vontade de fazer o bem e o mal. É a predisposição habitual, motivada pela vontade de fazer o bem. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
No centro das questões éticas, aparece o dever, ou obrigação moral, uma necessidade diferente da natural, o dever obriga moralmente a consciência agir sempre conforme o respeito.
Os ideais éticos Qual seria o ideal da vida ética?. As respostas variam, os ideais éticos estava ou busca teórica e prática da ideia do bem, da qual as realidades mundanas participariam de alguma maneira (Platão). Uma vida virtuosa, onde as capacidades superiores do homem tivessem a preferência e as demais capacidades não fossem desprezadas na medida em que for necessitada pelo homem (Aristóteles). Para outros gregos o ideal ético estava no viver de acordo com a natureza. No Cristianismo se identificaram com os religiosos. No Renascimento e o Iluminismo aspectos da ética esta baseada seria viver de acordo com a