Produção de eco tijolo, com incorporação de resíduos de beneficiamento de granito
O setor de rochas ornamentais tem apresentado um alto crescimento nos últimos anos. Junto a este crescimento, também cresce a preocupação de órgãos ambientais, devido à grande quantidade de resíduo que as industrias de beneficiamento de granito geram, e que muitas vezes são lançados no meio ambiente sem qualquer processo de tratamento. No Brasil existem grandes reservas de granito, no entanto, a procura por uma solução para este problema é de extrema necessidade para o setor de rochas ornamentais quanto para a sociedade, pois estas industrias geram um grande numero de emprego e renda.
Em busca de solução para este problema, nos últimos anos tem se desprendido vários estudos em como reaproveitar o resíduo do beneficiamento de granito. Embora tenha despertado vários estudos, poucas opções tem se apresentado viáveis.
Durante os estudos levantados, a opção que se apresentou mais viável foi a produção de tijolo de solo-cimento, que durante sua produção pode-se acrescentar uma boa proporção deste resíduo, mas porém é uma técnica pouca difundida.
O solo-cimento é uma técnica usada desde idades remotas, como a 5000 A.C. que foi sendo aprimorada com a evolução das técnicas construtivas, esta técnica consiste em usar o solo como matéria-prima principal durante o processo construtivo.
Com o estudo de caracterização do resíduo de beneficiamento de granito, o acréscimo deste resíduo na produção de tijolo de solo-cimento, se mostrou uma solução interessante, pois com os traços bem definidos, os tijolos apresentaram uma boa resistência e durabilidade.
Problema de pesquisa
Resíduo de beneficiamento de granito é utilizado de maneira sustentável em construção civil. Hipótese
Construção civil utilizam materiais sustentáveis, feitos a partir de beneficiamento de granito a fim de amenizar danos ao meio ambiente e facilitar o processo construtivo.
Objetivos
Dividiu-se o objetivo em geral e especifico, conforme segue:
Objetivo geral
Apresentar o estudo