Colete sua Comida!
Reconhecer os diferentes fatores que contribuem para se ter qualidade de vida.
Relacionar a alimentação e a prática esportiva à melhora na qualidade de vida.
Introdução
Qualidade de vida é a expressão utilizada para descrever as condições de vida compostas por hábitos saudáveis, que incluem cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual, dentre outros.
Neste plano de aula ressaltaremos a qualidade de vida no que se refere aos seguintes aspectos: alimentação saudável, realização de exercícios físicos e contemplação da natureza.
Materiais
Lanches saudáveis (sucos, barrinhas de cereal, frutas, pães, bolos, sanduíche natural, etc.) devem ser solicitados previamente aos alunos. Vale lembrar o risco de se acrescentar maionese no lanche natural, sem a devida refrigeração.
Estratégias
1. Os professores de Ciências e Educação Física trabalharão juntos, elaborando uma proposta de passeio em uma área verde (um parque ou na própria escola), com o objetivo de contemplar a natureza e exercitar a percepção de que, para se ter qualidade de vida é necessário unir boa alimentação e prática esportiva.
2. Já no local, os professores orientarão os alunos quanto à programação do dia (atividades, lanche, retorno, etc.), deixando clara a rotina a ser seguida.
3. O professor de Educação Física conduzirá a atividade, iniciando com um aquecimento e, depois, o exercício físico (que pode ser uma caminhada). Durante a caminhada, os alunos observarão os diferentes aspectos do ambiente em que estão inseridos: árvores, beleza e perfume das flores, insetos, aves, outros animais, etc. Ao final da caminhada, um relaxamento colocará os alunos em sintonia com seu próprio corpo, com o ambiente e com os colegas de turma.
4. Depois, realizam um lanche coletivo: os alunos se organizarão em círculo e os professores fazem um breve comentário sobre a importância de uma