Colete sua Comida!
INTRODUÇÃO:
Este trabalho contém informações gerais sobre o distrito de Lavras Novas, sua localização, história, população, economia, festas, lendas, curiosidades e imagens da região.
HISTÓRIA (ORIGEM):
A história local ainda causa polêmica entre os moradores, mas o que dizem é que o distrito foi fundado aproximadamente em 1716 pela família Cubas de Mendonça. O documento mais antigo encontrado é de 1717 (do batizado de Maria dos Prazeres, filha de tradicional família paulista da época).
Moradores de região afirmam que a localidade teria sua origem na mineração de ouro que era extraído em Lavras Novas, no Salto e na Itatiaia. O número de escravos trabalhando na região era grande, porém eles não ficavam no local, dormiam na Fazenda do Manso (hoje, Parque do Itacolomi).
A região era muito visitada por autoridades, pois era o caminho utilizado para chegar a Ouro Branco.
A igreja foi construída pelos mineradores, os escravos apanhavam pedras na entrada do distrito para a obra.
A mineração sobreviveu até meados de 1780. Depois dessa data, os mineradores, pouco a pouco, foram deixando a região, por ser um local de difícil acesso, sendo necessário atravessar montanhas íngremes e por ser de difícil comunicação com Vila Rica. Porém um pequeno conjunto de pessoas decidiu continuar residindo no local.
LOCALIZAÇÃO:
Lavras Novas está localizada à apenas 117 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais e a 17 km de Ouro Preto. Desse total, 7 km são estrada de terra. Situa-se na porção Sul do município de Ouro Preto, no alto da Serra do Espinhaço.
POPULAÇÃO:
Aproximadamente 1500 habitantes
ECONOMIA:
Atualmente, a maior parte da população trabalha para o turismo, outra parte da população trabalha fora, principalmente em Ouro Preto em atividades diversas, mas saem pela manhã e voltam à noite.
O artesanato em taquara já foi atividade de toda a comunidade mas hoje é realizado por no máximo dez famílias.
Encontramos