ética
Economia criativa compreende o ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de bens e serviços caracterizados pela prevalência de sua dimensão simbólica, ou ainda pode ser definido como o conjunto de negócios intensivos em conhecimento baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade, gerando valor econômico.
Mas para entender o que é economia criativa é necessário entender algumas de suas características que a diferencia de algumas outras formas de economia.
Características:
1- Produção não poluente.
2- Inovação tecnológica.
3- Fortemente vinculada às características regionais e locais.
4- Gera emprego e renda.
5- Gera tributos – impostos, taxas e contribuições.
6- Estimula novas qualificações profissionais.
7- Alimenta a economia associada a outros segmentos produtivos.
8- Promove a inclusão social e o reforço da cidadania.
9- Promove a diversidade e o respeito.
Para entender melhor sobre o assunto vamos observar um exemplo bem relevante acontecido na cidade de Santa – Fé Goiânia.
“Faltava pouco para as três da manhã quando o dia já havia começado para
Maria. Como faz há vinte anos, levantou, coou o café e seguiu para o trabalho que só terminaria quinze horas depois, às cinco da tarde. Precisa esse tempo todo para, junto com doze colegas, descascar uma “montanha” com 2 mil quilos de mandioca que, depois de lavadas, raladas e torradas, se transformam em 150 quilos de farinha.
A dura rotina de Maria, porém, não apaga de seu rosto o ar de alegria e felicidade, pelo simples fato de estar vivendo. Maria Alves dos Santos, 47 anos, duas filhas e três netos, foi desenganada pela medicina, mas não se entregou, mesmo tendo feito oito cirurgias e ter de conviver com o mal de Chagas e a disritmia. Quando a dor vence sua obstinação pela produção de farinha, ela para e vai costurar em casa. Mas, já que não pode carregar peso, carrega a certeza de que o trabalho é o melhor remédio para mantê-la de