Ética
Nome: Gustavo Basotti Strassburger
Professor: Inácio Pinzetta
Turma: 71 EAD
TRABALHO, EMPREGO E LAZER
Domenico De Masi
A) Ócio criativo não é a mesma coisa que tempo livre, preguiça ou fazer nada. Ócio criativo é fazer as três coisas ao mesmo tempo, o trabalho por meio do qual é criado a riqueza, o estudo por meio do qual se cria a aprendizagem e o lazer por meio do qual se cria a alegria.
B) Ócio criativo não é o tempo livre, mas sim, fazer de tudo um tempo pensante em que possamos produzir. Trata-se de fazer do trabalho uma forma de lazer e diversão, fazendo o que gostamos. Se não nos divertimos não somos criativos, pois a principal produção da sociedade atual é a criatividade, não conseguimos criar sem motivação, a pessoa que não se diverte não consegue se motivar.
C) É preciso se preparar no tempo livre para o tempo livre, mais do que nos preparamos para o trabalho. O Brasil está preparado para o ócio criativo, principalmente a região Sudeste do país, o carnaval do Rio de Janeiro é um grande exemplo de ócio criativo, pois ele é aprendizagem ao mesmo tempo que é divertimento e uma alegria.
D) O principal inimigo da criatividade, alegria e motivação é a burocratização do trabalho, assim quem tem um chefe “ruim” acaba tendo um grande impedimento de burocratização.
E) Hoje necessitamos menos trabalho para produzir, graças ajuda dos meios tecnológicos. É preciso redistribuir o poder, o trabalho, a riqueza e o saber. Não temos um tempo certo para cada um dos fatores.
F) Por um certo tempo a pessoas recebe a educação dentro da própria família, houve um tempo que a educação veio dos amigos e da família, em outro tempo a família os amigos e a televisão e agora a família, os amigos a televisão e a internet. Esses fatores cada um tem sua contribuição dentro da educação, o papel da escola é colocar todos esses fatores juntos, coordena-los e obter sucesso na educação.
G) O vídeo não sanou minhas dúvidas sobre o ócio