Analise Experimental do Comportamento
Segundo Skinner,comportamento operante é um comportamento aprendido mediante um reforçamento,que foi gerado pelas consequências das ações.
Para se modelar um comportamento,utiliza-se o recurso de aproximações sucessivas,que irá reforçar o comportamento mais próximo ao comportamento final desejado,para isso utilizamos também o reforço diferencial que precisa ser aplicado exatamente no momento em que o comportamento desejado for realizado para obter resultados mais objetivos.(LARGURA E BASQUEIRA 2010).
Há também o conceito de extinção do comportamento que se propõe a diminuir a frequência do comportamento ao remover o reforço que influenciou a resposta.No caso do reforço,ainda segundo Skinner,pode ser definido como um elemento que torna uma reação mais freqüente aumentando a possibilidade da repetição.Dentre os tipos de reforços existem o reforço primário,que é de ordem filogenética,independe de nossas vontades,podemos exemplificar nossa dependência por água,alimento,dentre outros,o reforço secundário,que é de ordem ontogenética e aliado a um reforço primário primário pode ser reconhecido como elemento reforçador.(LARGURA E BASQUEIRA 2010).
O esquema de reforçamento por razão,está relacionado a emissão do número de respostas que pode ser fixa ou variável,assim como o reforçamento por intervalo,que também pode ser fixo ou variável.
A discriminação operante é definida como uma resposta que é mantida na presença de um estímulo específico,tendo assim uma certa mudança perante outros estímulos,por exemplo nosso comportamento em diferentes lugares,escola,trabalho,festas.
O estímulo discriminativo acontece quando uma resposta tenha sido reforçada apenas na presença de um estímulo,evocando uma possível resposta positiva e o estímulo delta significaria um possível sinalizador de que a resposta não será positiva.
Diante desses comportamentos pode ser realizado um treino discriminativo reforçando uma resposta na presença de um estímulo discriminativo e