contratos mercantis
As características essenciais desta espécie de contrato mercantil é de que o bem seja móvel ou semovente e seja passível de revenda, bem como de que o comprador ou o vendedor seja comerciante. Destarte, é possível classificar este contrato em consensual, bilateral, oneroso e comutativo ou aleatório, conforme a possibilidade de individualização do bem. Por ser consensual não exige formalismo especial.
CARACTERÍSTICAS DOS CONTRATOS COMERCIAIS
onerosidade, meios de prova, atividade empresarial (essencialmente).
Alguns exemplos de contratos
Contratos de Distribuição
Como contratos de distribuição latu sensu pode-se mencionar: contrato de agência e distribuição strictu sensu, contrato de concessão comercial, contrato de franquia contrato de mandato mercantil e contrato de representação comercial autônoma.
Os contratos de distribuição latu sensu pode ser definidos como:”contrato bilateral, sinalagmático, atípico e misto, de longa duração, que encerra um acordo vertical, pelo qual um agente econômico (fornecedor) obriga-se ao fornecimento de certos bens serviços a outro agente econômico (distribuidor), para que este os revenda e assumindo obrigações voltadas à satisfação das exigências do sistema de distribuição do qual participa.” (Paula Forgioni).
Os contratos de colaboração por intermediação são aqueles em que o colaborador ocupa um dos elos da cadeia de