Ética
Mas o que chama à atenção é o assunto ético. E é exatamente onde devemos analisar profundamente, pois, é nele que para ser construído ouve interferências da cultura onde os indivíduos estão inseridos, crenças, valores que foram repassados, e o entender do que é certo e errado e etc.
A ética por si só não nos diz muito, o que vai realmente representar são ações feitas e se a nosso ver é certo ou não. Não é atoa que lemos e dizemos: devemos ter Ética e Excelência, Integridade nos Negócios e assim por diante.
Mas é daí que se forma o conceito de responsabilidade social. Se a ética do indivíduo empresário for diferente da nossa, quem estaria certo ou errado. Sem falar do moral, onde é criado na formação desde criança.
É nesse quesito que devemos entender o porquê o conceito responsabilidade social não representa para as empresas o significado correto. Falamos muito em não conceber isso ou aquilo de ações praticadas ou não pelas organizações, mas nos esquecemos da forma em que o Brasil tem como cultura, sem expandir para o mundo, já seria mais complexo. Esse é o cerne da questão. Como vemos o conceito de vida do hoje, do próximo do meio ambiente e assim por diante. Na realidade falamos muito, fazemos pouco e cobramos a todos.
Como tudo para um aprendizado e conscientização necessita de ações rigorosas, realmente será pela Lei e suas punições que as empresas farão o que precisa ser feito e nós, como cidadãos e indivíduos que nos intitulamos éticos, vamos colaborar para que isso realmente ocorra.
Ao conseguirmos mudar a visão e pensamento através da conscientização, dos indivíduos, não haverá retrocessos em seus valores e assim vamos realmente ter ações sólidas, cobrar com coerência e ter a certeza que pelo