consumo consciente
RESUMO
Palavras chaves: Responsabilidade social, consumo consciente, globalização.
1-INTRODUÇÃO
O presente estudo analisa como o consumo consciente pode melhorar o futuro do Brasil. Os pais precisam conscientizar seus filhos no sentido de questionarem se determinado produto realmente é necessário para eles ou não e ensiná-los a ter uma postura crítica em relação ao que é transmitido pela mídia, explicar sobre os comportamentos corretos os errados e suas conseqüências . O consumismo exagerado afeta não só a criança, mas também o meio ambiente. O lixo e outros resíduos gerados pelas embalagens e produtos descartados tem causado grandes problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso têm que ensinar ao futuro do Brasil, o consumo consciente. Que é aquele em que as crianças compram produtos que estão precisando verdadeiramente. Pesquisam os melhores preços e buscam produtos que não prejudicam a natureza.
Apenas mais recentemente é que se começou a perceber que o planeta não vai sobreviver se houver o predomínio das leis do mercado. Assim, surge a preocupação com modelos sustentáveis de desenvolvimento, onde haja a conciliação entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
A educação possui papel fundamental na formulação de uma nova mentalidade. De modo mais específico, a educação para o consumo é elemento-chave na conscientização da população.
Há a necessidade de mudanças no modo de pensar, que levem em consideração as atuais características da sociedade contemporânea e privilegiem uma visão total de mundo, comuma postura ética, responsável e solidária.
O consumo, que é econômica e socialmente legítimo, quando distorcido gera o consumismo, que por sua vez causa impactos negativos nas próprias pessoas (obesidade, cultura material etc), nas instituições sociais
(usura, monetarização dos valores sociais, dentre outros) e no meio ambiente