Ética
O mundo corporativo hoje é uma luta constante por poder, riqueza, reconhecimento no mercado. E assim quando uma empresa consegue atingir seus objetivos e tudo mais, uma decisão precipitada e antiética de um gestor ou diretor pode por todos os anos de uma empresa que antes da decisão do gestor era altamente reconhecida e extremamente competente, e com isso perder a credibilidade que lhe foi adquirida podendo até em médio e longo prazo quebrar a empresa.
Por isso cada vez mais as empresas tendem a precisar usar a ética e daí extrair uma vantagem competitiva importante para a saúde da empresa. Falar em ética para nós brasileiros é um pouco difícil já quer fomos criados sob a ética da lei de Gerson, do jeitinho, da vantagem acima de tudo.
A gestão de uma empresa precisa implantar essa ética junto deles e saber que esse novo atributo tomara boa parte de sua agenda de trabalho, para que possa fixar e praticarem diariamente suas ações éticas neste ambiente exigido pelo mercado. Porém gestores, empreendedores e colaboradores necessitam saber de que a ética praticada diariamente é um diferencial competitivo importante para o crescimento e a imagem do negócio.
A participação de todos os colaboradores é fundamental porque irá mudar a cultura interna da empresa, jogar fora vícios e padrões que até então eram usados executados nos negócios, por isso é imprescindivelmente a participação de todos, que a aplicação correta e permanente dos princípios éticos acaba sendo como um treinamento para que os parceiros passem a adotar padrões de comportamentos ao mercado e ao cliente.
Ao longo que o tempo passa e as organizações vão adotando os comportamentos éticos os clientes e o mercado irá saber separar as empresas que praticam a ética e as que nem se quer deram conta da sua importância, e qual irá sobreviver? Pois o mundo está mudando o acesso a informação, valorização de seu dinheiro, busca de seus