Análise das causas de um acidente
Análise de causas
Na prática prevencionista, a causa de um acidente é qualquer fator que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. A análise é o ponto de partida para descobrir o tipo de acidente ocorrido, pois que uma das consequências do acidente pode ser a lesão, precedida de uma ocorrência ou de uma causa. Os acidentes são evitáveis, entretanto não acontecem por acaso. São frutos de uma série de erros, que são passiveis de prevenção pela eliminação oportuna de suas causas. Sobretudo podem decorrer de fatores pessoais, dependentes do homem, ou fatores materiais decorrentes das condições existentes nos locais de trabalho.
Causas dos acidentes Existem pelo menos três modalidades de riscos a que estão sujeitos os trabalhadores:
• Risco genérico: é aquele a que todas as pessoas estão expostas. Em segundo, como trabalhador, o homem está sujeito ao risco especifico do trabalho. Por exemplo, a possibilidade de acidente de trânsito na viagem de ida de casa ao trabalho e vice-versa constitui um risco genérico.
• Risco genérico agravado: é aquele que em determinadas circunstâncias o risco agrava se pelas condições de trabalho. Por exemplo, o pastilheiro, que passa o dia sobre o andaime, expõe se, durante o verão, a risco genérico agravado, por ter sofrido os efeitos da insolação.
• Risco específico: para determinar um risco especifico de uma empresa, é necessário verificar suas condições e métodos de trabalho. Por exemplo, os acidentes com maquinas de trabalho.
Identificação das causas
A expressão acidentes grandes ou pequenos presta-se à confusão. Estes termos são erradamente empregados pra designar lesões graves ou leves. Quando os termos acidente e lesão são assim equivocados, pode-se ser conduzidos a erro na fase do reconhecimento das causas do acidente.
O reconhecimento e a caraterização das causas podem ser simples ou complexo quando se trata de determinar a causa ou as causas de uma sequência, em