Fabricação de sabão através da reciclagem de resíduos de óleo vegetal
FABRICAÇÃO DE SABÃO ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE ÓLEO VEGETAL.
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA.
ENGENHARIA QUÍMICA – NOITE.
Ciclo I.
Professora: Juliana Capanema Ferreira Mendonça.
Fernanda Rodrigues Lima, Gilberto Bueno Santos, Gláucia Verônica Barbosa, Ludmila Leal dos Santos, Poliana Ferreira Corgozinho, Renato Silva de Oliveira.
Resumo:
É sabido que o óleo vegetal utilizado em cozinhas residenciais e comerciais nem sempre sofre destino correto após o uso. Tais resíduos são descartados nas redes de esgotos convencionais provocando contaminação ambiental, entupimento, mau funcionamento de tubulações. Reconhecendo a necessidade de reciclar tal resíduo a fim de eliminar os impactos que o mesmo provoca, surgiu a proposta de fabricar o sabão de forma artesanal e difundir tal idéia e conhecimentos a comunidade. A fabricação de sabão artesanal é simples, acessível e economicamente viável. Foram testadas várias “receitas” até a obtenção do melhor produto.
Amostras de sabão foram distribuídas e avaliadas para verificar a aceitabilidade e possibilidade de comercialização.
Palavras Chaves: Sabão, Óleo vegetal, Reciclagem, Sustentabilidade, Reaproveitamento de resíduos alimentares.
1. Introdução:
Os resíduos de óleo gerados em cozinhas residenciais e comerciais nem sempre sofrem destino correto. Tais resíduos geralmente são descartados nas redes de esgotos convencionais provocando entupimento, mau funcionamento de tubulações e principalmente contaminação ambiental. Uma forma de eliminar os impactos provocados por tal resíduo é produzindo sabão artesanal reciclando o resíduo de óleo vegetal.
A fabricação do sabão artesanal é simples, acessível e economicamente viável mostra-se também como uma possibilidade de renda e/ ou diminuição de despesas domésticas.
A fabricação do sabão é uma atividade muito antiga. Há escritos que indicam que em 1550 a.C. povos orientais e gregos