Ética e religião
1 INTRODUÇÃO
O sistema social e a vida ética frequentemente diante de situações nas quais a nossa decisão depende daquilo que consideramos bom, justo ou moralmente correto. Toda vez que isso ocorre, estamos diante de uma decisão que envolve um julgamento moral, a partir do qual vamos orientar nossas ações. Assim, o ser humano age no mundo de acordo com valores. Isso significa que as coisas e as ações que se realizam podem ser hierarquizadas de acordo com as noções de bem e de justo compartilhadas por um grupo de pessoas em um determinado momento. Em outras palavras, o homem é um ser moral; um ser que avalia sua conduta a partir de valores morais.
2 ETIMOLOGIA E CONCEITOS
2.1 ÉTICA
Segundo CHAUÍ [2007?] a etimologia da ética vem do grego ethikos que significa “modo de ser”, “comportamento” e se aplica à disciplina que investigam os diversos sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e proibições (interdições) próprias a cada em e explicar seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam.
Partindo desses princípios podemos definir ética como discussão o debate, a análise que rege a moral. É a filosofia da moral. É o esforço reflexivo que os humanos fazem para encontrar as razões, os princípios, os critérios, as referências, a partir dos quais eles admitem como boas as regras de conduta.
A conduta humana embora uma, possui diversos aspectos: social, jurídico, religioso, político, etc. A ética estuda precisamente o aspecto moral, isto é, da responsabilidade do homem pelos seus atos.
Abaixo apresentamos um quadro comparativo sobre as várias faces da ética.
|Ética Normativa |Ética Teleológica |Ética Situacional |
|Ética Moral |Ética Imoral |Ética