Filtração
Introdução Filtração é processo de separação de partículas sólidas de um líquido por meio de material permeável (filtro). A separação das partículas sólidas suspensas em um líquido é obtida através do efeito de pressão sobre uma superfície porosa permeável, que retém as partículas sólidas. O líquido passa através das aberturas do septo filtrante. Os objetivos da filtração podem ser: Isolamento e aproveitamento dos sólidos em suspensão de um líquido; Obtenção de soluções límpidas e/ou clarificadas. As técnicas de filtração podem se dar por ação da gravidade, filtração por sucção ou a vácuo, filtração por pressão filtro Seitz e ultrafiltração.
Objetivo Filtrar a solução de NaCl, afim de tornar o líquido límpido.
Materiais
Vidro de Relógio
Becker
Funil
Garra metálica
Suporte universal
Bastão de Vidro
Proveta
Balança analítica
Espátula
Reagente NaCl - 0,9 %
Métodos
1. Foi colocado 2,25g de NaCl em um vidro de relógio para que fosse pesado.
2. Após a pesagem a massa foi transferida para um becker com o auxílio de uma espátula e água destilada.
3. Foi dissolvido em 5ml de água destilada com o auxilio de um becker e um bastão de vidro.
4. A solução foi filtrada com o auxilio de um papel de filtro, um funil e um bastão de vidro e transferida para uma proveta.
5. Após a solução ser filtrada e transferida para uma proveta, foi adicionado água destilada até que fosse obtido um volume final de 250ml.
Discussão Cálculo
0,9 ---- 100 x ---- 250
100x = 225
225/100
x = 2,25g
Conclusão Após a realização do procedimento o resultado obtido foi o esperado, sem que houvesse nenhum imprevisto. A solução de NaCl foi completamente filtrada.
Referências
FERREIRA; Anderson de Oliveira
Guia Prático Da Farmácia Magistral – Volume 1 – 3º edição.
Páginas: 33 e